Estudo Bíblico: Ester

sexta-feira, junho 29, 2012 Unknown 0 Comentarios




Titulo: O nome do livro traz, o nome da personagem central desta fascinante historia, pois este livro encontra-se parte no grupo dos 12 livros históricos do Velho Testamento. A personagem central tem por nome Hadassa que vem do hebraico, que significa “murta”, sendo que seu nome foi mudado para Ester, que em persa, significa “estrela”.

Data: Provavelmente foi escrito entre 460 a 400 a.C, pois este livro aborda o reinado do Rei Assuero (seu nome em hebraico), ou Xerxes I (seu nome em grego) ou Khshayarshan (seu nome em persa), que reinou em 486 a 465 a.C.

Autor: A pessoa que escreveu é desconhecida, mas podemos pressupor que foi escrito por algum judeu, que conhecia os costumes e as linguagens dos persas, contudo podemos ir mais profundo a pessoa que escreveu pode ter sido uma pessoa que tinha acesso aos arquivos reais, pois muito dos acontecimentos foram registrados.

Características Especiais: O livro de Ester é um desses desconhecidos em nossas Bíblias. Raramente se prega sobre ele. Raramente se ouve um estudo sobre ele. Parece desinteressante, pois não narra nenhum milagre ou sinal portentoso, não traz nenhuma profecia dramática nem tem muito conteúdo profético alusivo à pessoa de Cristo. O livro apresenta algumas características especiais, sendo que um dos dois livros que traz um nome de mulher, assim como o de Rute. O livro começa e termina com uma festa e no desenrolar da historia temos mais algumas festas e banquetes. Embora o livro mencione o jejum, como já dito em nenhum momento faz menção a palavra Deus, seja na adoração ou oração, sendo que este aspecto levam a muito críticos, menosprezar o valor espiritual que apresenta este livro. Nenhum livro mostra tão nítido e marcante a ação de Deus, para livrar o seu povo e para realizar seus projetos.

Propósito: O livro apresenta dois grandes propósitos, mesmo não tendo em nenhum momento a palavra Deus, no decorrer do livro, é possível vermos o agir do Senhor, na vida de Ester e Mardoqueu, assim como sobre todos os judeus para cumprir seus propósitos. O primeiro motivo é para demonstrar o livramento e o cuidado de Deus para com seu povo, para manter as gerações futuras e o segundo é para prover um registro histórico e contextual do momento que aborda esta narrativa, assim como, por exemplo, a festa judaica do Purim, que ocorre no mês de Adar, que hoje será entre os meses de fevereiro e março, a festa comemora a vitoria do povo judeu sobre os povos inimigos. Purim é uma palavra hebraica que deriva de “pur”, que significa lançar sorte para assolar e destruir os inimigos dos judeus.

Contexto histórico: O império babilônico, torna-se derrotado pelos persas em 539 a.C, sendo portanto a nova sede dos exilados judeus, foi a Pérsia, o qual na capital, Susã, foi o palco da historia da rainha Ester, no reinado do rei Assuero. Ester torna-se rainha em 478 a.C, vale frisar que a maioria dos eventos ocorreu em 473 a.C. Importante ressaltar que a Bíblia, em muitos dos livros não se encontram organizados cronologicamente, por exemplo este livro que vem depois de Neemias, mas o livro traz eventos que ocorreram 30 anos antes da volta de Neemias a Jerusalém em 444 a.C, para reconstruir os muros.

Tema: No desenrolar desta fascinante história é possível, notarmos o cuidado providencial de Deus para com seu povo, pois em cada momento, tudo o que parece é que Deus não está participando da historia, todavia engano nosso, pois desde o começo será pararmos pra analisar e ver cada movimento tinha um papel especial para culminar no salvamento do povo das mãos de Hamã, que do seu orgulho, encontrou sua própria morte, mas a questão não fica somente nisso, por causa do seu erro a sua descendência tornou-se extinta. Não somente neste livro, mas se percorrermos por toda a Bíblia, o Senhor livra seu povo, nesta história Deus usou posso assim dizer uma família, Ester e Mardoqueu, para realizar seus propósitos, sendo que um dos princípios pregados por Cristo, já estava em pratica, aquele que se humilha será exaltado, sendo o que se exalta será humilhado, pois para aqueles que leram ou conhecem sabem, deste fundamento.

Esboço:
I. Uma nova rainha é escolhida 1.1-2.17
O rei Assuero mostra seu poder e celebra uma festa 1.1-8
A rainha Vasti e deposta 1.9-22
Ester é escolhida para ser rainha 2.1-18
II. A vida do rei é salva 2.19-23
Mardoqueu descobre uma conspiração 2.19-21
Ester informa o rei 2.22-23
III. É feito um plano contra os judeus 3.1-4.17
Hamã planeja destruir os judeus 3.1-15
Mardoqueu persuade Ester a intervir 4.1-14
Ester solicita a ajuda de Mardoqueu 4.15-17
IV. Mardoqueu é exaltado 5.1-6.14
Ester prepara um banquete 5.1-8
Hamã planeja destruir Mardoqueu 5.9-14
Hamã é forçado a honrar Mardoqueu 6.1-14
V. Hamã é enforcado 7.1-10
Ester revela sua identidade e expõe Hamã 7.1-6
Hamã e enforcado na forca preparada para Mardoqueu 7.7-10
VI. Os judeus são salvos 8.1 –9.17
Ester leva seu pedido ao rei 8.1-6
O rei emite um decreto a favor dos judeus 8.7-17
Os judeus derrotam seus inimigos 9.1-17
VII. A Festa de Purim é estabelecida 9.18-10.3
Os judeus celebram o primeiro Purim 9.18-32
O rei eleva Mardoqueu 10.1-3


Abraços e que Deus te abençoe!
Atenciosamente, Rafael Barbosa.

Fontes:
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL – Editora CPAD, 1995.
COELHO FILHO, I. G. Livro de Ester. Disponível em: http://www.isaltino.com.br/2008/01/livro-de-ester/. Acesso em 07 de set. de 2013.

Ester e Jó. Disponível em: http://www.vivos.com.br/97.htm. Acesso em 07 de set. 2013.


0 comentários:

Obrigado! Que Deus te abençoe.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga