Devocional: Salmo 19

quinta-feira, julho 31, 2014 Unknown 0 Comentarios


Vamos a minha primeira postagem, nesse blog. Hoje quero falar sobre a Palavra de Deus. É isso mesmo! Sobre as Escrituras Sagradas, ou como é mais conhecido, por muitos, como a Bíblia. Para os cristãos é o livro de regra, fé e prática. E para você, o que seria? Vale à pena, refletir sobre isso. Mas sem enrolação, vamos prosear um pouco, sobre as grandiosidades de Deus nas escrituras, ou melhor, sobre algumas curiosidades bíblicas. Você sabia? A bíblia foi escrita, por quase 40 autores, dentre eles temos diferentes níveis econômicos, sociais e profissionais. Ainda mais, o tempo entre o primeiro autor e o ultimo se aproxima de 1500 anos. É isso mesmo. O que é mais fascinante, todos os livros/cartas, concordam sobre os mesmos assuntos, sem gerar erros ou dúvidas, e ainda mais, todos os livros, tratam da mesma temática, ou seja, Jesus Cristo. Quer mais? A bíblia tem exatamente 66 livros, sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento, as escrituras, tem 1188 capítulos. O centro da Bíblia se encontra, entre o maior Salmo (119) e o menor (117), ou seja, o centro é o Salmo 118, sendo que existem cerca de 594 capítulos antes e depois desse Salmo. 
Gostou das curiosidades? Tenho mais informações, que tenho aprendido que quero compartilhar com você. Algumas são reflexões, outras são conhecimentos aprendidos, e se possível até mesmo experiências. O que realmente desejo, é gerar em você, leitor o amor em ler a Palavra de Deus. Por isso quero elucidar dentro do seu coração, esse amor, seja como curiosidades, ou temas polêmicos, quero que você leia, reflita, aprenda, e se precisar, que até mesmo critique, mas que principalmente leia a Palavra de Deus. Costumo dizer, para os adolescentes, que lidero “a Bíblia é o manual do cristão, é com ela que você vai para o céu”. Como as minhas palavras, não são suficientes, quero deixar uma frase de John Piper “Tome as minhas pernas, mas não a minha Bíblia. Eu posso chegar ao céu sem andar, mas não sem a palavra de Deus”. #Refilta
Vamos parar de enrolação, por hoje chega, vamos direto a nossa reflexão. Quero deixar essa passagem:

A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. - Salmos 19:7-9

O Salmo 19 se desenvolve com o propósito de revelar sobre a glória e a grandeza de Deus. Por isso ele se desenvolve em dois grupos, inicialmente em: a) Revelação Geral, que se remete a criação, ou seja, que Deus revela sua glória a humanidade, por meio da criação. Vemos esse propósito no Novo Testamento, em:

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; - Romanos 1:18-20

Por isso, podemos concluir que uma das formas que Deus manifesta-se ao mundo, é por meio da criação. E ela é a prova da existência do Poderoso Deus. Simples? Não, é muito complexo. Veja os céus, olhe para você mesmo, reflita sobre o sol, o universo, o mundo e tudo que nele há. Tem como não acreditar em Deus? Ainda sim, existem muitos que com esse argumento cosmológico, não acreditam em Deus. Mas deixo sobre esse ponto, uma reflexão. Em Romanos, Paulo nos demonstra que a criação será o argumento de Deus, para mostrar a cada ser humano, que Ele existia, ou seja, levando a pessoas a não ficar inescusáveis.
O segundo grupo, que se manifesta a glória de Deus, é por meio: b) Revelação Específica é a Palavra de Deus. Consegui capturar a linha de raciocínio? Não. Então vamos, recapitular, o Salmo 19 descreve que Deus se revela pelos céus, e de maneira especifica o Grande Senhor, se revela pelas Escrituras. E é nesse ponto, que quero me debruçar mais para falar, e gerar alguns pontos de reflexão. Vamos voltar ao texto inicial? Releia o Salmo 19:7-9
Os versículos acima mencionados se classificam em duas grandes subdivisões, que gostaria de buscar na gramática Portuguesa. O primeiro remete-se em 6 substantivos (o que dá nome aos seres, objetos) e 6 adjetivos (o que qualifica os seres, objetos). Coincidência, serem 6 substantivos  e 6 adjetivos? Não! Perfeição de Deus. Mas, vamos mergulhar mais nesse texto, e compreender sobre a palavra bíblica. Podemos notar, que o Salmo 19 nos relata 6 substantivos, sobre a palavra de Deus, como “lei do Senhor”, “testemunho do Senhor”, “preceitos do Senhor”, “mandamento do Senhor”, temor do Senhor” e “juízos do Senhor”. Por isso, com  apenas três versículos, aprendemos vários nomes, que remetem as Escrituras, por isso, a partir de hoje, não apenas, Bíblia, mas outros nomes, podem ser utilizados para dizer sobre a Palavra do Senhor.
Vamos agora discutir sobre as qualidades bíblias, ou melhor, sobre as palavras que descrevem a ação das Escrituras Sagradas: a) “perfeita, refrigera a alma”, podemos notar que a Bíblia, como já dito desde o início, é perfeita, mas o poder dela é sobrenatural, porque refrigera alma/espírito, ou seja, restaura nossa vida; b) “fiel e dá sabedoria aos símplices”, esses versículos nos direcionam, a refletir, que Deus, em sua palavra permanece fiel, mesmo quando nós somos infiéis, mas também nos estimular a pensar, porque os juízos do Senhor nos concedem sabedoria (sabedoria divina), para sobressair as circunstancias da vida, faculdade, namoro, trabalho e outros assuntos; c) “retos e alegram o coração”, essa passagem exprime que os mandamentos do Senhor, são caminhos direitos, ou seja, não são tortuosos, mas que principalmente transforma nossa tristeza em alegria; d) “puro e ilumina os olhos”, agora vejo que principalmente o testemunho do Senhor, remetem ao maior atributo de Deus, que é a sua santidade, por isso se você quer ser santo, como diz em Salmo 119, “como purificará o jovem o seu caminho?Meditando na Bíblia”; e)  “limpo e permanece eternamente”, outra qualidade da escritura, que se aproxima do atributos divinos, que é o seu poder no tempo, sabemos que Deus é “kairos”, e não “cronos”, por isso, Ele se encontra no passado, presente e futuro. E quando olhamos para os preceitos do Senhor, vemos que seu atributo permanece eternamente; f) “verdadeiros e justos”, para encerrar vamos discutir esses adjetivos, que mostra que a Palavra, não tem mentiras ou erros, mas que principalmente são verdadeiros e justos.

Autor: Rafael Barbosa da Silva de Oliveira

0 comentários:

Obrigado! Que Deus te abençoe.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga