Introdução à Teologia Sistemática

quinta-feira, julho 31, 2014 Unknown 0 Comentarios



A palavra “teologia” deriva do grego, que em seu sentido mais amplo remete-se ao “theos”, que significa Deus, e “logos”, que se trata de estudo. Portanto de maneira simples, podemos elucidar, que a “teologia” significa o estudo de Deus. Esse estudo de Deus se remete sobre todas as verdades que são apresentadas na Bíblia. Entretanto, para compreender sobre a Teologia, é necessário seguir uma metodologia, assim como uma rotina de estudo, como um planejamento e organização.

Por isso, que queremos inicialmente apresentar panorâmica, alguns pontos teológicos, que vão organizar as idéias, para compreensão da Teologia. Como apontado, a Teologia se organiza em: a) Sistemática, que remete aos ensinos bíblicos sobre Deus e o homem, agrupados em tópicos com um sistema e ordem definidos; b) Bíblica, que se trata do estudo progressivo de assuntos e verdades, por meios dos livros do Velho Testamento e do Novo Testamento; c) Dogmática que é o conhecimento das verdades fundamentais da fé.
Assim como para Psicologia existem várias abordagens (Psicanálise, Behaviorismo, Gestalt, Fenomenologia Existencialista e Psicologia Histórico-Cultural), temos também na teologia várias correntes, dentre elas vamos falar da Teologia Reformada, Pentecostal e Bíblica. Dentre os teólogos existem diferenças, como na Teologia Reformada temos Calvino, como expoente, e que propõem a salvação voltada para a predestinação, ou a natureza constitucional do homem relacionado à dicotomia (corpo e alma/espírito). Já na Teologia Pentecostal um dos expoentes, que podemos citar é Arminio, em atribui ao Espírito Santo a obra magnífica de ajudar o homem no processo da salvação/conversão, assim como na natureza constitucional atribui a tricotomia (corpo, alma e espírito).
 No que tange a Teologia Sistemática[1] alguns teólogos divergem sobre a quantidade de pontos, a divergência, se encontra no estudo de pneumatologia (estudo do Espírito Santo). Teólogos reformados (tradicionais) não incorporam na Teologia Sistemática, pelo contrário os pentecostais incluem como categoria a serem estudadas. Na realidade são divergências culturais, que denominam “categorias” de igrejas, que independente de tudo devem ser respeitadas, e principalmente estudadas.
A Teologia Sistemática por sua vez, como já apresentada é organizada em tópicos: a) Teologia estudo amplo sobre o que é Deus, os atributos de Deus, as provas da existência de Deus; b) Antropologia estudo do homem, em três perspectivas: criação, queda e regeneração; c) Cristologia estudo detalhado sobre o caráter homem-divino de Jesus, promessas  e ensinamentos deixados pelo Mestre; d) Soteriologia estudo sobre a salvação, ou redenção que aborda as teorias de Calvino e Arminio, assim como outros aspectos correlacionados a redenção; e) Eclesiologia estudo que abarca os princípios e os ministérios aplicados ao contexto da igreja; f) Escatologia estudo sobre as coisas futuras, sejam elas apocalípticas, ou promessas ditas por Jesus.
Para seu conhecimento vamos compartilhar um pouco da biografia de Louis Berkhof, para compreender um pouco de sua teologia e seus direcionamentos. Louis Berkhof (1873-1957) é um teólogo sistemático reformado, cujas obras têm sido muito influentes na teologia calvinista da América do Norte e da América Latina. Sua Teologia Sistemática tem sido durante décadas, o livro-texto utilizado em muitas faculdades protestantes de teologia no Brasil.
Teólogo reformado que nasceu na província holandesa de Drenthe. Os pais de Louis Berkhof pertenceram ao partido separatista pietista-ortodoxo (1834) da Igreja Reformada. A família emigrou para os Estados Unidos da América em 1882, estabelecendo-se em Grand Rapids, Michigan, onde Louis dedicou o restou de sua vida. Em 1900, ele graduou na Escola de Teologia da Igreja Cristã Reformada, em Grand Rapids, e entre os dois pastorados nesta denominação, fez em dois anos (1902-1904) um trabalho de pós-graduação em teologia no Seminário Teológico de Princeton. Em 1906, foi indicado para o Seminário Grand Rapids (posteriormente Seminário Teológico Calvin), onde serviu o restante de sua carreira como professor de teologia bíblica (1906-1914), de Novo Testamento (1914-1926) e teologia sistemática (1926-1944). De 1931 a 1944 ele serviu como presidente daquela instituição.
Em seus anos iniciais no Seminário Calvin, Berkhof seguiu a linha do primeiro ministro holandês e teólogo reformado Abraham Kuyper, em sua veemente crítica do “individualismo revolucionário” e na afirmação da necessidade de se cumprir o mandato cultural. Berkhof publicou vários livros aplicando princípios calvinistas às questões sociais como o industrialismo e o impacto da redenção na sociedade e na cultura, ele também argumentou que isso precisava ser feito em separado, nas organizações distintamente cristãs.

Autor: Rafael Barbosa da Silva de Oliveira

FONTE:

BERKHOF, L. Teologia Sistemática. Campinas: Caminhos Publicações: Cultura cristã, 2013. 840p.

WIKIPÉDIA. Louis Berkhof. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Berkhof. Acessado em 31 de Jul. 2014.



[1] Na apresentação da Teologia Sistemática, será adotada a perspectiva reformada, em virtude do nosso Grupo de Estudo, utilizar o livro-dissertação, de Louis Berkhof, que é reformado e utiliza essa perspectiva.

0 comentários:

Obrigado! Que Deus te abençoe.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga