Estudo Bíblico: Louvor e Adoração

terça-feira, julho 02, 2013 Unknown 0 Comentarios



Olá, pessoal segue mais um estudo bíblico, mas com o tema sobre Louvor e Adoração.  No hebraico a palavra adoração tem o significado de ajoelhar-se, ou seja, dobrar-se diante do Senhor, entretanto no grego significa aproximar e se relacionar-se com Deus.  É interessante refletirmos sobre o aspecto adoração, o qual Deus não necessita de nossa adoração, é só olhar para o céu, e vermos que as estrelas, o sol, a lua, os pássaros, o universo todo adora ao Senhor, mas mesmo com toda perfeição, nosso Deus quer ouvir nossa adoração de todo coração.
Antes de avançarmos para etapa sobre louvor, é plausível fazermos uma distinção entre louvor e adoração, o qual louvor está relacionado a uma gratidão ou glorificar a Deus, e adoração mais para um relacionamento sincero e verdadeiro.  No hebraico a palavra louvor, se destaca em sete formas variantes: Yadah (ação voluntária que expressa dependência absoluta em Deus); Towdah (levantar as mãos com ações de graças, apresentar sacrifícios de ações de graças); Halal (celebrar com palavras, falar entusiasmadamente de algo ou alguém); Shabach (expressão de júbilo e vitória); Barak (bendizer ao Senhor, como um ato de adoração); Zamar (usar ritmos e música) e Tehillah (a forma mais exaltada de louvor ao Senhor).
Vamos aprender um pouco sobre adoração: “Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Jesus declarou: Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". – João 4: 20-24
1º ADORAÇÃO NÃO ESTÁ RELACIONADA A LUGAR
Contextualizando o texto, para maior compreensão, nesta situação Jesus está conversar com uma mulher e uma pessoa que não é judeu (totalmente condenável ou não aceitável). Então Jesus neste dialogo com a mulher apresentar alguns aspectos sobre adoração, sendo que não está relacionado a um lugar fixo, ou seja, para os samaritanos não é no monte Gerizim ou para os judeus em Jerusalém. Hoje podemos aplicar a nós cristãos, que adoração não está relacionada ao local fixo da igreja, mas podemos em todos os lugares levantar nossa mãos santas ou nossa voz e adorar ao Senhor Jesus Cristo, de todo coração.
2º ADORAÇÃO NÃO ESTÁ RELACIONADA A TEMPO
Nosso momento não se restringe a local, e nem ao tempo, ou seja, podemos em qualquer momento do nosso dia adoração a Deus, é interessante pensarmos como está sendo nossa adoração durante o culto, ou mais quando começa nossa adoração. Precisamos refletir se estamos agindo como maquinas, se a rotina e o habito tem se tornado o ponto que tem motivado nossa ida ao culto, ou se perdemos o interesse e o primeiro amor. Portanto vamos buscar a Deus se todo coração, ou seja, prestar um culto racional, vamos separar um tempo antes e depois do culto para refletir nossas atividades, durante o culto vamos evitar as conversas, o celular, a internet e outras coisas que tire o foco de adorar a Cristo, porque o tempo de adoração chegou.
3º ADORAÇÃO ESTÁ RELACIONADA A MOTIVO
Um dos momentos interessantes na conversa de Jesus e aquela mulher de Samaria foram quando Ele argumentou sobre o motivo de nossa adoração, os samaritanos não tem motivo de adoração e ainda não o conhecem, entretanto os judeus tem motivo, porque a salvação veio primeiro para eles, ou seja, podemos refletir sobre nosso papel em nossa adoração, assim como aquilo que nos motiva é um interesse ou é uma gratidão e um desejo de relacionamento com Deus. Posso encerrar está parte dizendo que motivos não vai te faltar, somente a saúde e salvação são os fatores que nos movimenta, agora em pensar em tudo aquilo que Deus nos concedeu os motivos de adoração só aumentam, por isso adore ao Senhor de todo seu coração e com seus motivos e intenções toque o coração dEle.
4º ADORAÇÃO ESTÁ RELACIONADO A FORMA
O ponto fundamental se trata da forma como adoramos a Deus, na conversa Jesus foi enfático em apontar que dever ser espírito e em verdade, ou seja, uma adoração verdadeira se trata de um entrega de coração a Jesus, e uma busca incessante, sem esperar nada em troca, além da graça e misericórdia de Deus. Para encerrar quero apresentar alguns aspectos de um verdadeiro adorador: Compreende o Mundo Espiritual, Adora com sinceridade, Presta um Culto Racional, Se Humilha totalmente diante de Deus, tem um coração que anseia buscar a Deus, tem uma vida quebrantada e sempre está arrependido dos seus erros e pecados.
* Para encerrar veja o vídeo logo abaixo sobre o universo em adoração, é muito bom. Abraços e que Deus te abençoe!


0 comentários:

Obrigado! Que Deus te abençoe.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga