Excelência e Trabalho

sexta-feira, janeiro 17, 2014 Unknown 0 Comentarios


Dia do Trabalho. Feriado. Aparentemente, uma contradição. Não deveria ser o Dia do Trabalho um dia de trabalho? Contradições à parte, temos no primeiro de maio dois estímulos preciosos: tempo e tema. O tempo é, para quem pode gozá-lo à vontade, uma chance de dedicar-se a algo fora da rotina. O tema é este algo a que se dedicar. Decidi usar um pouco de tempo para pensar no significado do trabalho.
O trabalho já foi vítima de muito preconceito e injustiça. A própria origem da palavra indica nossa dificuldade: “trabalho” vem de “trepalium” (latim), que sugere “instrumento de tortura ou castigo pesado”. Uma estranha “teologia” identifica o pecado como razão da nossa necessidade de trabalhar, conquanto o texto bíblico seja claro ao afirmar que o cansaço e a adversidade no trabalho é que surgem como consequência de nossa desgraça.
Jesus é autor de uma das afirmações bíblicas mais categóricas e emblemáticas sobre o tema: “meu Pai trabalha até hoje e eu trabalho também” (João 5:17). Ensinou que o trabalho compõe a relação de Deus com a criação e que quem trabalha colabora com Deus na transformação da realidade. Não é tortura ou castigo, mas oportunidade e privilégio. Eugene Peterson escreveu que “o trabalho é o contexto básico da nossa espiritualidade e nossa participação ungida pelo Espírito na obra de Deus”. Quem trabalha coopera com Deus na ordenação do caos que ameaça a vida.
Desta descoberta decorrem três grandes verdades: primeira, que o trabalho é resposta do ser humano a uma vocação do Criador; segunda, que o trabalho é um compromisso de amor com o Criador, a criação e a criatura; e terceira, que o trabalho é realização humana no poder de Deus e através do livre exercício de dons espirituais.
Se o Pai trabalha e Jesus também, a decisão pelo trabalho por parte do ser humano não é mais que uma resposta ao chamado de Deus para engrossar as fileiras da luta pela vida em toda a sua plenitude. Esta resposta, por sua vez, revela-se compromisso com o Criador, a criação e a criatura, pois nada tem a ver com as demandas egoístas por resultados ou produtividade predadora. Quem responde a Deus apresenta-se como servo diante da criação e das criaturas em favor de quem Ele mesmo trabalha até hoje. E também trabalha por amor.
Enfim, vencidas a arrogância do trabalho em nome dos próprios interesses e a violência de quem explora o meio ou o próximo para conquistar resultados mesquinhos e egoístas, o trabalho surge como espaço para a atuação no mundo em nome de Cristo, no poder do Espírito e para a glória de Deus. Ninguém é melhor que ninguém, pois toda capacitação vem do alto e se manifesta em abundância de dons espirituais, os quais se complementam nos relacionamentos de amor que celebramos no Corpo do Senhor.
Portanto, excelente no trabalho é todo aquele que, consciente de sua vocação, firma compromisso com Deus e, na força que vem Dele, cumpre sua missão de fazer do mundo um lugar melhor. Até que venha o Reino e seja feita aqui aquela vontade que rege o céu…

0 comentários:

Obrigado! Que Deus te abençoe.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga