Qual legado você deixará?

terça-feira, julho 14, 2015 Unknown 0 Comentarios



Pensaram que não teria d-i-s-c-u-r-s-o. Podem se sentar, porque discurso terá, e de pé vocês podem cansar. Nunca vi uma festa de aniversário que tem discurso, por isso se não viram, vocês serão privilegiados em ver e ouvir. Amanhã é meu aniversário, e tenho algumas reflexões para compartilhar com vocês. Como sou o aniversariante, vocês serão obrigados a ouvirem minhas reflexões. O que é aniversário? Aniversário é uma data que todos nós fazemos, completamos e realizamos todos anos. Alguns não gostam de aniversário, por causa das festas, outros por causa da idade, do tempo que se passa, das primaveras que já se passaram. Mas afinal, qual seria o maior sentido e significado de se comemorar um aniversário?
Um momento apenas de reunir a família? Ganhar presentes? Não! Na minha pequena história de vida, cheguei à conclusão que, o dia do aniversário é mais um dia para que examinemos as nossas vidas, intenções, valores e princípios. Quero ser sincero, em dizer que nestes últimos dias venho pensando sobre a minha vida, e quero estimular vocês a pensarem também. Como já diria uma famosa propaganda, que se passa na televisão são as perguntas que move o mundo. E quero dizer, o que ocupou o palco da minha mente foram as perguntas. Não me preocupei em encontrar respostas, mas em entender esses questionamentos.
E quero começar com a pergunta fundamental: Vou fazer 21 anos, o que já conquistei? Qual legado vou deixar para as pessoas? O que as pessoas vão falar ao se lembrar de mim? Eu não sei, você que é mais experiente, ou você que está na mesma idade do que eu, esses dilemas já passaram por você nem que fossem rápidos, eles já ocuparam o anfiteatro dos seus sonhos e fantasias. Você deve estar se perguntando, aonde o Rafael quer chegar com essa conversa? A resposta é simples, clara e fácil de entender, basta apenas você olhar para você e se perguntar: Quem é você? Você já conquistou seus sonhos? Quantos sonhos você já desistiu? Quantas metas e planejamentos abandonamos? O aniversário é mais uma das estratégias que nos deixa alienados, a fim de que o tempo passa, e nem percebemos que passou. Muitas vezes ficamos num ciclo vicioso, que o conformismo instaura em nossos corações, e esquecemos que temos a capacidade não de mudar o mundo todo, mas de deixar uma marca na sociedade.
Reforço a pergunta, que herança você deixará para está sociedade? E de tanto pensar, cheguei à conclusão de que, quanto mais entendido estiver a respeito das perguntas chamadas de existenciais, mais preparado estarei para cumprir minha missão e marcar este mundo, e deixar um legado. Por isso, se você quer deixar um legado, você tem que entender quem é você? Os adolescentes saberiam responder isso, numa piscada, mas eles não estão aqui. Então respondo para vocês, somos imagem e semelhança de Deus. Isso diferente tudo, não somos macaco, não somos árvores, somos feitos por Ele, parecido com Ele. Todavia, o pecado deformou essa imagem, e junto com tudo isso, erros, imperfeições surgiram. Mas a história não termina assim, somos redimidos por Deus, a fim de que nossa imagem, não viva em pecado e erros, mas que seja transformada gradativamente, para que possamos tornar-se mais próximos da imagem original, que era a semelhança santa de Deus.
Por isso, me pergunto, quem estou sendo? Quem estamos sendo? Imagem formada a semelhança de Deus? Imagem caída e pecaminosa? Ou a imagem redimida que luta para ser transformada por Deus? Precisamos ser mais parecidos com Deus! Quem somos, reflete em nossas atitudes, em nosso jeito de ser. Vigotski, já diria que a subjetividade, pode ser pensada, como o drama, a fim que temos vários papeis a desempenhar. E te questiono você está desempenhando qual papel? Não proponho uma dualidade, mas uma unidade em seu caráter e atitudes. Se você é cristão, haja como cristão, ou seja, viva uma vida com Deus, leia a bíblia, ame o próximo, ame os necessitados, faça a diferença, faça discípulos. Qual legado você deixará para os cristãos? Se você é família, seja família, não viva por você, mas viva em família. Visite quem precisa visitar, perdoe que não perdoaste. Que legado você deixará na sua família? Vocês conseguem entender a intensidade do que tenho a dizer? Espero que sim, porque estou dizendo, não deixe que a vida passe, e vocês não percebam quem vocês são e o que vocês não fizeram.
Calma, calma já estou terminando de começar a introdução, tem muita água para passar debaixo dessa ponte. A segunda pergunta que me ajuda a pensar na herança que vou deixar é: Porque eu estou aqui? Eu sou do tipo de pessoa que acredita piamente, que Deus tem um propósito para todas as pessoas. Eu demorei para entender, minha finalidade no mundo, e, diga-se de passagem, que ainda tenho um pouco dificuldade para entender isso, mas estou em construção. Mas te pergunto por que cargas d’água você está neste mundo? Se o tempo que é tempo tem um propósito determinado, te digo sua vida tem um propósito. Não estou dizendo, que você tem que viver integralmente para Deus, mas digo simplesmente, que você tem que ser a diferença, ou seja, sal da terra e luz do mundo. Agora pense, o tanto que você já viveu e lutou, te permitiu chegar aonde? Se você quer entender sua finalidade, olhe para seus sonhos, eles apontaram a diferença que você fará na sociedade. Viver sem sonhos é como ser um barco sem rotas e destinos, ser guiado pelas ondas e ventos. Então, venho te dizer: “I have dream”, e você tem um sonho? Se tem não desista do seu sonho! Que legado você deixará? De uma pessoa que não sonhou? De uma pessoa que não entendeu sua função no planeta terra? Ou de uma pessoa que desistiu dos seus sonhos?
A última pergunta, que faço para vocês é: Para onde você está indo? Está é a pergunta para encerrar com chave de ouro. Pensa, mas agora pensa de verdade, para onde você está indo? Não estou me referindo, a nenhum lugar geográfico, mas a respeito das suas metas e princípios que você quer conquistar durante a vida. Se você decidiu vir para minha casa, para comer bolo, você deveria saber minimamente o endereço, e dispor de uma locomoção. Te pergunto: você quer ir para o céu? Se sua resposta for afirmativa, como é a minha, a questão essencial é: Como faço para chegar lá? A resposta é simples, “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”- Efésios 2:8. Mas a situação é mais emblemática, se somos salvos pela graça, pela fé, como estamos agindo como salvos? Se pudéssemos desenhar um caminho da terra ao céu, aonde estaríamos? Nossas prioridades mostram que estamos colocando Deus em primeiro lugar? Qual legado você deixará?
Por isso encerro concluindo que o legado que podemos deixar, para este mundo e a sociedade é: 1- nossa história: isso mesmo nossa história, como erros, acertos, fragilidades, dificuldade e virtudes. O que podemos deixar é o nosso exemplo, já diriam que se as palavras levam, o exemplo arrasta. Esse legado depende de nós, depende de nós contar, compartilhar; 2- nossos sonhos: Podemos contar nossos sonhos, sonhos impossíveis, sonhos de crianças, sonhos noturnos, sonhos diurnos. O legado que não gasta nada, e que nos permite viajar em lugares que nenhum filme conseguiu apresentar. 3- nossos princípios: A bíblia diz: Ensina o menino no caminho que deve andar; a bíblia diz: inculcarás ao teu filho, andando pelo caminho, nas portas, ao levantar, ao deitar. Considero que o ensinar, um dos maiores legados que alguém pode deixar. E reforço, que o legado de mostrar o caminho até o céu, é o legado que todos nós devemos deixar.
Eu tinha tantas coisas para falar, eu decidi cortar algumas partes, e o máximo que consegui reduzir foi até aqui. Por isso encerro, minha fala dizendo, obrigado a Deus, por ter chegado até aqui, obrigado família por me amarem incondicionalmente, obrigado amigos por me suportarem. Obrigado! Como disse sobre legado, comecei a deixar meu legado com esse discurso, que quero repetir todos os anos, mas um legado maior que quero deixar é a oração. A festa é para comemorar meu aniversário, mas gostaria de quebrar o protocolo e orar por vocês. Que Deus abençoe a vida de vocês, obrigado por serem essas pessoas maravilhosas, que me ensinaram a deixar um legado para humanidade. Amo vocês de uma forma inexplicável, amo vocês intensamente. Obrigado!



0 comentários:

Obrigado! Que Deus te abençoe.

Página inicial Postagem mais antiga