O Atleta Cristão

segunda-feira, janeiro 23, 2012 Unknown 0 Comentarios


   Hoje vamos falar um pouco sobre a carreira cristã e para tanto, vamos usar a comparação ao corredor ou atleta diante de uma corrida. Ultimamente temos visto pela mídia que os atletas têm superado as marcas e os limites, para conquistar e bater novos recordes. Portanto com este breve inicio já plausível pensar sobre a importância desta comparação da vida cristã com o atletismo, porque assim como atleta corre para alcançar um premio ou um alvo, nós cristão temos em comum este escopo que é o céu.
Em 1Corintios 9:24-27 Paulo escreve com o mesmo objetivo de inspirar os coríntios a alcançar um êxito na espiritual, ou seja, a salvação e o exercício de seu chamado, por isso preste atenção o que diz o texto:
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.”

O contexto da passagem se refere a uma antiga cidade grega (Corinto) que foi destruída e reconstruída pelos romanos, e que ficava numa posição estratégica, que lhe permitia controlar o comércio que passava entre os mares Egeu e Adriático. Paulo discorre sobre alcançar alvo e metas, pois partindo da comparação sobre os atletas é nítida a percepção que eles correm em busca de receber uma coroa de louros ou uma linda medalha de ouro no peito, ou seja, eles têm um objetivo. Assim também desta forma, nós temos o mesmo objetivo alcançar uma coroa, porem não uma coroa corruptível, contudo uma incorruptível, pois com o tempo nunca se acaba ou se esquece.


Os atletas que buscam alcançar um prêmio passam por uma série de treinos intensivos e requisitos importantes para receberem no final da prova a sua conquista, portanto da mesma forma nós que queremos ter êxito espiritual precisamos de requisitos para alcançar o prêmio, por isso apontarei alguns pontos que são importantes para alcançarmos o nosso objetivo.

Em primeiro lugar o atleta para ser vitorioso ele precisa de tempo, pois no tempo de Paulo os competidores passavam 10 meses em treinamento, ou seja, nós precisamos dedicar tempo para aquilo que queremos alcançar, portanto se nessa corrida cristã, saiba que você tem que dedicar tempo de qualidade na presença do Rei. Segundo o competidor precisa de se esforçar antes e durante da prova, ou seja, ele não pode desistir, assim também é conosco não podemos desistir, todavia nos esforçar. Deus fala conosco, quando falou com Josué: “Esforça-te e tem bom animo, não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.
   Terceiro para um atleta é fundamental, uma boa alimentação, principalmente se for balanceada, pois sem alimentação, o competidor esmorece, fica fraco, sem forças, assim nós também precisamos nos alimentar da palavra de Deus. Quarto o competidor precisa ter um referencial, um paradigma, um modelo, um exemplo a ser seguido, assim, por conseguinte nós da mesma forma precisamos olhar para alguém, ou seja, Jesus, o autor e consumador da nossa fé, aquele que morreu por nossos pecados.

   Quinto o atleta em meio à corrida não pode parar, entretanto continuar perseverante e nós se perseverarmos até o fim seremos salvos, ou seja, conseguiremos a vitoria. Portanto se você está participante desta corrida, saiba que com estes pontos básicos você alcançará no fim a sua vitoria, ou seja, a salvação, mas não fique apenas nestes mínimos pontos e prossiga alem com muitos outros que são fundamentais e importantes. Todavia se você, ainda não é participante desta corrida, saiba que, ainda há oportunidade de se inscrever, basta aceitar a Jesus, como seu salvador, pois a sua inscrição já foi paga, através do sacrifico dEle na cruz.
Abraços e que Deus te abençoe!

Atenciosamente, Rafael Barbosa.
Fontes:

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL – Editora CPAD, 1995
  

0 comentários:

Obrigado! Que Deus te abençoe.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga